quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Estereótipos... Estigmas... Rótulos...

Esse tema é um tanto sensível e polêmico, estava conversando com um amigo, quando me disse que no Rio de Janeiro se produz babacas em série, aí eu me questiono: isso não seria um tipo de estereótipo criado em cima dos cariocas? Se assim fosse, diria que na Paraíba a mulher nasce prostituta, que na Bahia são todos os preguiçosos, que em São Francisco (EUA) as crianças já nascem homossexuais, ou que em São Paulo tem uma concentração enorme de gente esnobe!?! E eu parei e pensei, para que serve estereótipos,estigmas e rótulos?!? Nada mais que para segregar! Eu não sou obrigada a concordar com tudo o que as pessoas dizem, então não engulo muito esse lance de rotular as pessoas por onde vivem, pelo que consomem, pelo que fazem ou deixam de fazer! Como a Ivy me disse: não criemos estigmas! Então digo a vocês, deixemos de lado esse lance de rótulos, estereótipos, estigmas! Sejamos libertos! Sejamos livres em pensamento... Não nos amarremos a coisas tão pequenas, que é rotular as pessoas! Abraços...

8 comentários:

Gabriel Fernandes disse...

Escreve que nem uma poeta!
Que habilidade, só no estereótipos eu já errava a escrita.
Beijinhos ly!

RafaH disse...

ela e seus papos... intelectuais

Ivan Lima disse...

Estereótipo é a imagem pre conceituada de algo,e este por si só já não convém.
A rotulação é uma maneira "amigável" de preconceito que a sociedade instituiu e que pode ser observada em qualquer canto deste mundo.
Estas formas de preconceito (pré + conceito) só serve para fomentar a segregação seja ela como for, porém o direito de livre arbitrio dá ao ser humano o poder de usar estes artificios para se colocar em algum nicho e segregar os nichos opostos.
A segregação do ser de pensamento a atitude oposta, pode ser vista como resultado de um mundo competitivo e lotado de hipocrisia. A competitividade faz com que alguns pensem que assim, os opostos serão dizimados e a hipocrisia faz com que alguns conceitos sejam deixados de lados para a aceitação perante algum grupo.
Sinceramente, vejo que a virtualização dos processos de comunicação fazem com que as pessoas achem meios de disfarce e esconderijos virtuais para ações de rotulagens, e assim não sejam segregadas..
A segregação sempre exsitiu..sempre existirá..a sociedade tem que saber dialogar mais..Talvez este seja o problema insuperável neste assunto!

sds,

Unknown disse...

Hum... já vi que vou gostar de ler esse blogger. :-)

Adorei o layout!

Lena Germano disse...

Excelente texto!!! Boa problematização!!! Sem mais, parabéns!!! Beijão!!!

Unknown disse...

É algo importante a se refletir... Estereótipo, é uma forma de segregação sim em geral de alguem que para se afirmar superior generaliza determinada caracteristica difamatória de alguns... PArabéns pelo texto, o assunto é bom e o desenvolvimento sintético e qualificado
bjs

Unknown disse...

Otimo comentario Licynha
realmente vivemos num mundo cheio de esteriotipos muitas vezes pensamos que é impossivel uma mulhre loira gostosona ser inteligente e intelectual,e por que isso acontece ?????

Unknown disse...

Otimo comentario Licynha
realmente vivemos num mundo cheio de esteriotipos muitas vezes pensamos que é impossivel uma mulhre loira gostosona ser inteligente e intelectual,e por que isso acontece ?????